A fabricante de calçados Arezzo&Co se manifestou sobre o fechamento de suas operações em Veranópolis, que tinham se iniciado no último trimestre de 2021. Conforme a companhia, ela investiu na operação na cidade da Serra nos últimos 18 meses, mas a unidade não se viabilizou técnica e financeiramente, encerrando, portanto, suas atividades no próximo dia 16.
Em nota, a fabricante acrescentou que o fim das atividades em Veranópolis não muda a estratégia da empresa, que no Rio Grande do Sul emprega 2,6 mil funcionários, opera 35 lojas e produz mais de 13 milhões de pares de calçados por ano. A Arezzo ainda afirmou que o sindicato e a prefeitura estão conjuntamente trabalhando para a realocação dos colaboradores, o mais breve possível, em outras indústrias locais, e que a produção dessa planta será distribuída em outras unidades fabris do grupo Arezzo&Co no Rio Grande do Sul.
Nesta terça-feira (2), o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário do município começou a fazer as primeiras rescisões dos 140 trabalhadores. Segundo o prefeito municipal, Waldemar De Carli, os trabalhadores já estão sendo encaminhados para outras vagas. O Sine teria 80 posições para mulheres, e a maioria da mão de obra da indústria calçadista da cidade costuma ser feminina.