Com apoio da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) e do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), 17 profissionais estiveram em solo italiano para viver a experiência do Salão do Móvel de Milão na última semana. Eles integraram missão do Sebrae com empresas gaúchas.
E agora o setor moveleiro mira na Alemanha. Em maio, o Orchestra Brasil, projeto de fomento às exportações do Sindmóveis com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), vai para as feiras Interzum e Ligna. Entre as gaúchas que vão conferir fornecedores da indústria moveleira estarão a Alternativa Componentes, a SAS, a Zen, a Lufati e a Projepack.
Nova fábrica em Gramado
Entre as empresas da Serra que estiveram no Salão do Móvel de Milão, que terminou no fim de semana, destaque para a Hasam Móveis, de Gramado. Ela foi com uma equipe de nove pessoas de olho na nova fábrica que pretende inaugurar neste ano.
— Estamos buscando a integração entre tecnologia e produção. A forma, hoje, para se tornar competitivo é essa integração — resumiu o diretor da Hasam, Felipe Werpp.
E a empresa participou de visitas técnicas a fabricantes. Ela adquiriu equipamentos para a nova fábrica que começa a operar a partir de agosto. A produção da moveleira deve aumentar em 70%.