A Ingredientes da Vida, que atua no ramo de alimentos minimamente processados, vai expandir. Com oito anos de atuação no mercado que comercializa hortifrutis prontos para consumo e embalados, a empresa de Farroupilha prepara a nova área para onde pretende se transferir em cerca de dois anos. Quem passa pela RS-122, no sentido Caxias-Farroupilha, observa um terreno nas proximidades do bairro Monte Pasqual sendo preparado para a nova planta industrial que vai abrigar também canteiros experimentais.
Atualmente, a empresa está instalada em área urbana, no bairro Do Parque, e ocupa 700 metros quadrados. A nova área tem quase dois hectares e a planta fabril deverá ter 2,5 mil metros quadrados.
Inicialmente, cerca de um hectare também terá área de cultivo de folhosas. De acordo com Norberto Vanassi Junior, 37 anos, sócio-diretor da Ingredientes da Vida, a intenção é que a nova estrutura possa receber visitas e projetos de formação.
_ A nossa empresa começou com um Gemellaggio (parceria) com uma cidade da Itália. Lá, eles nos mostraram como deixavam os produtos prontos para consumo. A gente quer fazer o mesmo caminho, quer ensinar, como uma forma de retribuição _ destaca Vanassi.
Mais de 50 mil quilos de alface lavados em 2022
Com o investimento no terreno, obra e equipamentos, como câmara fria e estufas, a operação vai quase triplicar de tamanho. Hoje, o principal mercado da Ingredientes da Vida são supermercados, restaurantes e cozinhas industriais.
_ Em 2022, lavamos mais de 50 mil quilos só de alface fresca e poderia ser mais, mas ainda não temos produtores suficientes para fornecer a quantidade que precisamos _ conta o sócio.
Vanassi acredita que o investimento também servirá para mostrar para agricultores que este é um negócio que tem potencial de crescimento. Vanassi e seu sócio, Moacir Marchetti, contam com agricultores parceiros e têm intenção de concentrar todas as operações na nova sede em Farroupilha.
Para isso, apostam em desenvolver mais produtores de folhosas no entorno, pois a maioria de quem cultiva na Serra ainda foca os trabalhos na fruticultura.