A Biker, empresa de Caxias do Sul que atua no ramo de acessórios para motocicletas utilizadas na prática off road (fora de estrada), está desenvolvendo uma série de peças em parceria com o ecossistema de inovação da UCSGraphene.
Recentemente, uma moto equipada com alguns dos produtos desenvolvidos foi levada à Universidade de Caxias do Sul (UCS) para apreciação dos resultados das pesquisas.
Por serem utilizadas em uso extremo, como em trilhas ou pistas de motocross, as peças recebem constantes e severos impactos. A utilização do grafeno pode aumentar a vida útil das peças e da motocicleta, segundo Diego Piazza, coordenador da UCSGraphene. De acordo com Daniel Canal, diretor comercial da Biker Acessórios, os produtos desenvolvidos são os mais diversos, passando por kits de plásticos, protetores de motor, protetores de mão, manoplas, guias de corrente e outros produtos.
— Novos materiais são pesquisados e desenvolvidos constantemente. Destacamos aqui os testes com grafeno e os nanocompósitos poliméricos, para substituir outros materiais em ganhos de resistência mecânica e redução de peso. O uso do grafeno poderá potencializar ainda mais essas propriedades — destaca o diretor industrial, Rodrigo Boz.
A empresa Biker Acessórios tem nove anos de atuação em Caxias do Sul, conta com mais de 30 colaboradores, está presente em todos os Estados do Brasil e exporta para 21 países.
O impacto do novo material no processo produtivo
Segundo o coordenador da UCSGraphene, o ano de 2023 promete ser ainda mais frutífero em projetos pela quantidade de apresentações já agendadas para empresas. Segundo Piazza, o ecossistema de inovação do grafeno da UCS vive um momento ímpar em que empresários já conseguem perceber o valor da tecnologia, além das aplicações em matérias-primas e no produto final.
— Possuímos casos de melhorias do processo produtivo, como redução de 27% no tempo de produção de uma peça — exemplifica Piazza.
Entre alguns dos exemplos de projetos que devem ser lançados ele cita o caso de uma roda de empilhadeira com durabilidade nove vezes maior, além de inovações na área de filtros e lubrificantes.