Empresa caxiense com mais de 70 anos de atuação, a Intral fechou 2022 com faturamento de R$ 150,4 milhões, um crescimento de 50% na comparação com 2021. De acordo com o CEO da fabricante de drivers e lâmpadas, Rodrigo dos Santos Fantinel, é uma reversão expressiva de receita líquida depois de cinco anos de queda.
O bom desempenho foi puxado pelos drivers, o carro-chefe de vendas de 2022. Para entender o produto, trata-se de uma tecnologia para LED que funciona como os reatores para lâmpadas comuns. A venda de drivers hoje representa 35% do faturamento da Intral. Na sequência, vêm as luminárias que abocanham uma fatia de 25%.
– Os números mostram que mudamos, mas as origens permanecem, como no caso dos drivers que lideram as vendas, assim como a Intral sempre foi referência em reatores. Além de apostar em novos segmentos, conquistamos estes números sem investimentos, apenas com valorização e empoderamento das pessoas – destaca Fantinel.
Um exemplo de ramo de atuação que se fortaleceu em 2022 para a indústria caxiense é o decorativo. A Intral ajudou a iluminar dois importantes eventos nacionais, o Sambódromo para o Carnaval do Rio de Janeiro e o Natal Luz de Gramado.
De olho em cidades inteligentes
Para 2023, a meta de crescimento da Intral é de 10% apostando em novos produtos e nos recém-lançados, como a luminária Antera SL Circadiano. Ela reproduz o ritmo circadiano natural, que auxilia no bem-estar e sensação de passagem do tempo. O produto ganhou o prêmio de design de sistemas de iluminação da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação.
Neste ano, a companhia aposta em parcerias com universidades para desenvolvimento de iluminação voltada para o crescimento de plantas em ambientes internos e projetos de conectividade voltados para cidades inteligentes.
Investimentos de R$ 10 milhões e novos showrooms
Uma das ações previstas para 2023 é também o investimento de R$ 10 milhões em maquinário que transformará a Intral em um grande player na fabricação de drivers. Assim, não dependerá da importação e do mercado externo, oferecendo maior agilidade e autossuficiência no atendimento aos clientes.
O ano que passou foi marcado pela inauguração do showroom em Curitiba (PR), espaço onde está disponível o portfólio completo da empresa em todos os segmentos que atua, que gerou 70% a mais de negócios. Para 2023, há a previsão de abertura de mais cinco showrooms, em Belo Horizonte (MG), Manaus (AM) e outros três locais a definir.