No porão de pedra de uma casa da década de 1930 no Vale dos Vinhedos, que pertencia a Albino e Catarina Valduga, acaba de nascer um novo reduto para apaixonados pela bebida. Quem administra a Adega Refinaria são os netos, André e Fabiano Valduga, e Gisele Antoniazzi. Os sócios já comandam o negócio que deu origem à marca, na área central de Bento Gonçalves, mas a nova lojas de vinhos é diferente, pois só trabalha com produtos nacionais. São 1,1 mil rótulos que estão expostos de acordo com cada região do Brasil. Para se ter ideia da diversidade do que é produzido neste país, na outra adega são mais de 2,3 mil produtos, mas aí são de 30 países.
Além de destacar o vinho brasileiro, aproveitando um dos destinos turísticos que mais crescem no Brasil, a sensação de inaugurar o novo negócio é também de aproximação com as raízes:
— Tudo começou aqui, a gente colheu uva com balaio de vime nesta terra, e acompanhamos toda a evolução da viticultura — relembra André.
Antes de fundar a Adega Refinaria, ele trabalhou em duas vinícolas. Contador e sommelier, André decidiu abrir um varejo em 2011, mas inicialmente ele era mais um empório gastronômico, com poucos vinhos.
Outra aposta, que ocorreu quase sem querer, foi a criação de uma marca própria de vinhos em 2016. Eles pretendiam fazer um espumante extra brut comemorativo aos 10 anos da loja, que seria em 2021, mas na comemoração dos oito anos resolveram abrir algumas garrafas para os convidados.
— Ele estava no Sur Lie (com as leveduras dentro da garrafa) e o pessoal começou a pedir para comprar. A gente dizia que não estava pronta, mas não adiantou. Tinham 40 convidados e foram 40 garrafas. Para ver como gostaram — conta André.
Foi assim que surgiu a marca Otto (Oito em italiano), que daquele primeiro espumante, 100% Chardonnay com uvas de Cotiporã e elaborado em Pinto Bandeira, sobraram 100 garrafas, um pouco mais do que as servidas no dia do evento. Uma nova edição deverá ser lançada nos próximos anos.
Hoje, a linha já tem espumante brut, varietais de Sauvignon Blanc, Viognier e Pinot Noir, e a Otto acaba de lançar também o seu primeiro vinho tranquilo rosé de Pinot Noir.