A jornalista Juliana Bevilaqua colabora com a colunista Babiana Mugnol, titular deste espaço
Tem mudança expressiva no mercado de Ensino Superior em Caxias do Sul: o Centro Universitário Uniftec anunciou nesta segunda-feira (14) a compra da Faculdade Murialdo (Famur). A negociação começou ainda em 2021 e a aquisição foi concluída neste mês. Com a negociação, o Uniftec irá absorver, a partir do próximo ano, todos os cursos de graduação e o nome Famur não será mais utilizado.
O Uniftec também passará a contar com prédio da Famur em Ana Rech, o que inclui a Fazenda Escola, contemplando o hospital de animais de pequeno e grande portes e laboratórios específicos. A oferta do curso de Medicina Veterinária era um desejo do Centro Universitário, agora concretizado.
Os alunos da Famur já foram comunicados da mudança e reuniões presenciais estão sendo realizadas para garantir a transição. Conforme a administração do Uniftec, serão mantidas as condições financeiras aos estudantes já vinculados e não haverá prejuízo acadêmico em relação às disciplinas já cursadas. São aproximadamente 240 alunos da Famur que serão somados aos 12 mil do ensino superior do Uniftec. Os professores da Famur poderão ser absorvidos pelo Uniftec, mas isso vai depender de avaliação.
Valor não divulgado
O ingresso de novos alunos para 2023 será por meio de vestibular, com inscrições disponíveis a partir de 23 de novembro. Também é possível ingressar pelo processo de portador de diploma ou por transferência de outra instituição.
Com a aquisição, o Uniftec terá como novidade, além de Medicina Veterinária, o curso de Tecnólogo em Agronegócios. Administração, Tecnólogo em Recursos Humanos, Ciências Contábeis e Pedagogia, que já existiam no portfólio do Uniftec, terão os estudantes direcionados. Em 2023, o curso de Agronomia também estará disponível.
Por acordo contratual, o valor da negociação não foi divulgado.