A jornalista Juliana Bevilaqua colabora com a colunista Babiana Mugnol, titular deste espaço
A primeira missão internacional do governo Adiló Didomenico segue nesta quinta-feira (3) com uma importante agenda em Portugal. Em Lisboa com o Sebrae para a Web Summit, os secretários de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Elvio Gianni, e de Parcerias Estratégicas, Maurício Batista da Silva, têm reunião com o Ministério de Finanças. Na pauta do encontro, as parcerias público-privadas e concessões.
Durante a semana, os dois conheceram espaços que passaram por processo de revitalização e podem servir de exemplo para a Maesa.
— Visitamos uma antiga fábrica de 33 mil metros quadrados que está sendo revitalizada. O poder público delegou a administração para uma entidade com enfoque na inovação. Esses parceiros estão fazendo a restauração. Você traz pessoas e precisa de serviços. É um espaço que congrega, além do desenvolvimento econômico, cultura, lazer, gastronomia, entretenimento. É um projeto que começou a sair do papel há seis anos e agora as primeiras empresas chegaram — conta Maurício.
Vitrine
No roteiro também estiveram o maior parque tecnológico de Portugal, onde há 200 empresas e 40 startups, totalizando 16 mil trabalhadores, além da Universidade Nova, que tem cursos voltados ao empreendedorismo. Na Web Summit, Caxias está presente no estande da Techroad ao lado de Porto Alegre, Joinville, Florianópolis e Curitiba, grupo de municípios que forma uma rota de tecnologias e inovação.
— Estamos trazendo Caxias e vendendo a nossa cidade para o mundo. Como consequência, com certeza, os investimentos estarão replicando para nossa região, porque quando tu faz um negócio em Curitiba, Joinville, Florianópolis, Caxias está inserida. Essa parceria é extremamente importante para desenvolver a economia do nosso município. Essa é uma indústria que não faz fumaça. A tecnologia tem uma dimensão grande e a gente não tem a percepção — diz Gianni.
A Web Summit termina nesta sexta-feira (4).