O grupo Moderniza, de Caxias do Sul, startup que atua com ferramentas de gestão para pequenos e médios comerciantes, dará mais um passo em breve para auxiliar os lojistas a ampliar seus canais de vendas. Está em fase final de desenvolvimento o ModerShop, plataforma que vai integrar a gestão de pequenos negócios com e-commerce. Ele permite que lojistas se organizem em comunidades para criar marketplaces regionais. Segundo o CEO da Moderniza, Giovani De Zorzi, o produto poderá ser considerado o primeiro shopping virtual regional, projeto que será apresentado ao Estado em parceria com a Fecomércio-RS.
— A ferramenta que vamos lançar até o final do ano vai atender a nova jornada do consumidor que é omnichannel (integra o físico com online). É uma ferramenta para agregar lojistas e juntos ficarem mais fortes, porque a ideia surgiu de uma demanda dos próprios comerciantes que sofrem com a concorrência mundial de marcas — destaca o idealizador.
Com dados integrados de estoque, a aposta da startup é de potencializar uma das principais vantagens do varejo local:
— O varejo de rua é imbatível pela logística. É o diferencial do estoque local. O consumidor está se preparando para um casamento em um fim de semana e descobre que precisa de um novo sapato, ele só vai encontrar o produto se ele estiver em uma loja física. Aí com o celular ele consulta várias opções — explica o CEO.
Por essas características, o público-alvo são pequenas lojas, inclusive de bairros.
— São casos em que o proprietário trabalha com o umbigo no balcão, como a gente costuma dizer.
Inicialmente, a largada do ModerShop será pela Serra e Estado, mas já há previsão de apresentar a ideia da startup caxiense em nível nacional.
Selecionada para TechDay NYC
A Moderniza também foi uma das 20 startups brasileiras selecionadas para a 2ª Missão TechDay NYC, uma iniciativa do Consulado-Geral do Brasil em Nova York.
A agenda com visitas a aceleradoras e empresas do setor de inovação, além da participação como expositor no TechDay New York, um dos maiores eventos do mundo do setor, ocorre de 14 a 17 de novembro. Esta será a primeira incursão internacional como expositora da empresa de Caxias. A crença da direção é de que as soluções que estão apresentando são de interesse global.