Os meses de setembro e outubro prometem incremento na rede hoteleira regional com duas importantes feiras setoriais que ocorrem em Bento Gonçalves e Caxias do Sul.
O Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho (Segh) estima um incremento de 20% na ocupação durante os eventos do setor do vinho e de inovação industrial.
A primeira feira que irá movimentar a região ainda neste mês é a Wine South America, de 21 a 23 de setembro em Bento. O evento internacional impacta muito no setor do enoturismo regional, segundo a entidade de hotelaria.
Em outubro, a Mercopar manterá a taxa de ocupação alta na região no período de 18 a 21 de outubro.
Conforme o sindicato, além da rede hoteleira, ambos eventos impulsionam a gastronomia.
— Eles são muito importantes para compor o fluxo turístico em datas que ajudam a equilibrar a sazonalidade. O Segh também celebra e apoia a retomada dos eventos presenciais — aponta o presidente da entidade, Marcos Ferronatto.
Espaço para pequenas vinícolas
Assim como em outros setores, a maioria das vinícolas brasileiras é composta por micro ou pequenas empresas. E cerca de 40 delas do Estado representarão este nicho na Wine South America. Elas participarão da feira por meio do Sebrae/RS.
A iniciativa contempla dois espaços coletivos: um com aproximadamente 30 vinícolas pequenas predominantemente da Serra, e outro apoiando mais de 10 vinícolas da região da Campanha Gaúcha.
— Os produtores querem participar, mostrar sua marca, seu produto. Eles sabem que o mercado está aberto ao vinho brasileiro e a feira, por ser realizada na principal região produtora do país, valoriza os empreendimentos do nosso Estado — destaca Angélica Brandalise, analista de articulação de projetos do Sebrae/RS.
Além dos espaços coletivos, o Sebrae vai apoiar o Projeto Comprador da feira, que irá promover rodadas de negócios.
Lugar garantido
A Mercopar abre hoje as inscrições para receber o público que quiser garantir presença no evento. Pessoas jurídicas já podem realizar o credenciamento gratuito pelo site www.mercopar.com.br. O credenciamento de pessoas físicas terá início no dia 26. A idade mínima é 18 anos. A expectativa é atrair um grande público com mais um dia de feira. Em 2021, foram 14 mil visitantes nos Pavilhões da Festa da Uva.