A exemplo do que fizeram outros municípios, como Caxias do Sul e Bento Gonçalves, mais uma cidade da região está se mobilizando para criar uma lei específica que incentive a inovação. A prefeitura de Flores da Cunha está na fase final de um diagnóstico que embasa o projeto.
A partir desta semana, começa a discutir com maior força o tema em encontros com empresas e entidades representativas.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Tiago Centenaro Mignoni, o diagnóstico que está sendo concluído pretende identificar as áreas que serão mais apoiadas.
— Educação é o centro da nossa estratégia de inovação em Flores da Cunha justamente para preparar as nossas pessoas para uma mentalidade mais inovadora — adianta o secretário.
Mignoni destaca que, além da lei que está sendo planejada, o município está trabalhando com outras duas frentes: a cultura de inovação dentro da própria prefeitura e outros incentivos para atrair empresas de tecnologia. Companhias do município que já têm um trabalho voltado à inovação e entidades empresariais também estão auxiliando na construção destas diretrizes.
No caso da lei de inovação, a expectativa da prefeitura é de enviar o projeto para apreciação da Câmara de Vereadores ainda neste ano.