Duas farmacêuticas, uma publicitária e uma psicóloga se uniram para criar uma nova marca de biocosméticos. As quatro são naturais de Caxias do Sul e inauguram o empreendimento com uma linha de cosméticos feitas com resíduos alimentícios. Os primeiros lançamentos da Lander são feitos com a fruta símbolo da região de origem das sócias, a uva. Elas acabaram de colocar no mercado dois produtos faciais feitos com óleo de semente desta fruta tão típica da Serra.
A marca começa sua atuação no mercado com um óleo facial nutritivo e outro hidratante a partir da utilização de resíduos de frutas e vegetais.
— As sementes das uvas utilizadas em nossos produtos são orgânicas, sempre respeitando a época de colheita de cada safra — explica a publicitária Renata Dall Onder.
Valeria Weiss, farmacêutica e professora do curso de Farmácia na Universidade de Caxias do Sul, é uma das sócias. Ela acrescenta que a Lander já tem projetos para novos produtos utilizando também a casca, o engaço e a farinha da semente da uva.
A psicóloga Luciana Mutti de Morais destaca o conceito da marca atrelado à economia circular, e a farmacêutica Andréa Mutti de Morais complementa que o papel da Lander é apresentar e sugerir novas ideias para uma vida mais sustentável, ecológica e natural.
A nova marca de biocosméticos trabalha, por enquanto, apenas com o comércio virtual, mas as sócias já estão mapeando pontos de venda em lojas especializadas do país.