O engenheiro mecânico Carlos Eduardo Borsoi Rheinheimer, 35 anos, resolveu investir em um negócio que cresceu muito durante a pandemia: os mercados autônomos dentro de condomínios residenciais. O local escolhido para implantar uma franquia da rede gaúcha Super Pocket foi o condomínio clube Nuova Vita, no bairro Cristor Redentor, que tem 400 apartamentos. A operação começou neste mês, e o empreendedor já tem planos de levar mais unidades para outros residenciais.
A ideia de montar o negócio que ainda é novidade em Caxias, mas que já é fortemente difundido em várias cidades do Brasil, partiu depois de Rheinheimer ver uma reportagem na televisão destacando como funcionam mercados autônomos. Como ele mora no Nuova Vita, ficou atraído pela ideia de poder comprar sem sair de casa, a qualquer hora do dia ou da noite.
— Na verdade, eu não queria ser o franqueado, eu queria ser o usuário. Sugeri ao síndico e outros moradores, mas ninguém queria fazer o investimento e gerenciar. Aí percebi que também era uma oportunidade e resolvi me candidatar para ser um franqueado — conta o investidor.
Com investimento inicial de R$ 100 mil, entre taxa de franquia, reforma na área do condomínio que abriga a operação e compra do contêiner e mercadorias, o engenheiro montou a estrutura de 14 metros quadrados. O condomínio não teve custo, e as taxas de energia elétrica são reembolsadas pelo empreendedor. Como o mercado não paga aluguel e não tem funcionários, o custo operacional é relativamente baixo, o que também ajuda nos preços dos produtos.
Por ser autônomo, o mercado é operado pelo próprio usuário. A pessoa usa o aplicativo para liberar a trava magnética que dá acesso aos produtos. Após selecioná-los, faz a leitura do código de barra e efetua pagamento por cartão, pix ou outras formas habilitadas.
São mais de 700 itens à disposição, entre alimentos, produtos de higiene e limpeza, além de bebidas. Destaque também para produtos regionais.
— Temos produtos congelados de um morador que vendia no condomínio que estabelecemos uma parceria e agora está no mercado — conta o empreendedor.
Nos primeiros dias de operação, segundo Rheinheimer, já se notou que congelados e produtos de bomboniere são os mais procurados. E os resultados também fazem o investidor projetar a implantação de mercados autônomos em outras regiões da cidade. Hoje, ele administra tudo sozinho, mas para ampliar as operações deverá contratar. O franqueador também está em contato com grandes empresas da Serra interessadas em implantar a novidade, inclusive em outras cidades além de Caxias.