A prefeitura de Caxias do Sul publicou, nesta semana, o decreto autorizando para este ano o repasse de R$ 200 mil para quatro Arranjos Produtivos Locais, os chamados APL’s. O recurso será disponibilizado para projetos que deverão atender requisitos do edital que será publicado, em breve, segundo o município.
De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico, Élvio Gianni, desde 2015 não se aportava nenhum recurso para estas iniciativas de organizações de empresas de um mesmo setor ou cadeira produtiva. Cada uma delas poderá receber até R$ 50 mil.
— Além de trabalhar para o edital, como mudou toda a lei, também queremos trabalhar com capacitações para explicar como apresentar os planos de trabalho e, em especial, como deverá ser a prestação de contas — acrescenta o secretário.
Os APL’s que vão poder se habilitar para receber o recurso público são o do Polo de Moda da Serra Gaúcha, o do Polo de Alimentos e Bebidas de Caxias do Sul, o Trinopolo de tecnologia, e o APL Metalmecânico e Automotivo. O secretário destaca a importância de fomentar os pequenos negócios ligados aos APL’s também visando a Mercopar.
— Com esses valores, eles podem ter um plano de trabalho para a Mercopar, que vai ter quatro dias, em vez de três, neste ano. Serão mais de 500 expositores. É o lugar mais importante para mostrar o que Caxias tem de desenvolvimento econômico — comenta Gianni.