Não é só o frio desta semana que motiva as vendas do comércio. As datas comemorativas deste ano também estão superando expectativas. Na última, o Dia das Mães, a diminuição dos efeitos da pandemia e o frio causaram movimento 20% maior nas compras. Levantamento da CDL Caxias do Sul com lojistas da cidade apontou um gasto médio de R$ 226,63, superando em 14,2% o dado manifestado nas intenções de compras. Mais de 60% dos lojistas afirmaram que as vendas foram iguais ou melhores em relação ao ano passado.
Os principais produtos escolhidos foram malhas, jaquetas, botas e pijamas, produtos que já antecipam os dias de inverno. A pesquisa de intenção de compras sinalizava que 32,4% dos consumidores optariam por itens de vestuário e calçados.
— Costumamos dizer que o frio é um dos principais aliados do comércio da nossa região, porque acaba impactando na venda de peças de maior valor— destaca o gerente administrativo financeiro da CDL Caxias, Carlos Alberto Cervieri.
O levantamento ocorreu entre os dias 10 e 12 deste mês, com empresários dos segmentos de vestuário, calçados, beleza e cuidados pessoais, utensílios domésticos, joias e relógios, floriculturas e eletroeletrônicos.