O número de contribuintes da Serra que já fizeram a declaração do imposto de renda até o momento é maior na comparação com o mesmo período de anos anteriores. Nesta semana, a Receita Federal anunciou a prorrogação do prazo para o acerto de contas com o fisco até o dia 31 de maio. Nos 51 municípios que compõem a base da Delegacia de Caxias do Sul, de uma expectativa de recebimento de 321 mil declarações, 101 mil já haviam sido entregues até o início desta semana, o equivalente a 31% do total.
Esse número é 30% maior do que o registrado em 2021, o que poderia ser explicado pelo anúncio de prorrogação que veio somente nesta semana. Mas o que chama a atenção é que o volume de declarações é quase 20% maior do que em 2019, antes da pandemia, ou seja, quando também não havia prorrogação de prazo.
Os números específicos de Caxias do Sul seguem comportamento semelhante. De 141 mil declarações previstas, 45 mil já foram computadas, pouco mais de um terço do total. Se compararmos com 2021, o aumento de declarações até o momento é de 25%. Ante a 2019, o acréscimo é de 16%.
Cabe destacar que estes aumentos não refletem apenas que contribuintes se anteciparam na declaração, mas também é reflexo do aumento de movimentação econômica ou atualização da tabela do imposto de renda, que não sofre correção há anos. Outro incentivo para quem entrega a documentação antes é que também vai receber a restituição mais cedo. E, nos últimos anos, os sistemas da Receita Federal também facilitaram as operações no programa de declaração e atualizações podem ser feitas até o prazo final mesmo para quem já enviou os dados.