O Grupo Brinox, fabricante de utilidades domésticas com matriz em Caxias do Sul, lançou um copo especial alusivo ao enfrentamento da violência contra a mulher.
O produto terá 100% do lucro das vendas destinado a entidades que atuam na defesa de mulheres que sofrem algum tipo de agressão. Além disso, haverá também uma ação exclusiva contemplando o próprio quadro de trabalhadores: para cada copo adquirido por um funcionário, a empresa doará o lucro de outro.
Inicialmente, o produto estará disponível na plataforma de e-commerce e na loja física do Grupo Brinox, em Caxias. O copo chega na cor laranja, escolhida por representar a causa. E traz também a estampa de um asterisco.
— O asterisco é utilizado na linguagem como um ponto de atenção para uma informação oculta. Por este motivo, o adotamos como símbolo, já que a violência doméstica muitas vezes não é vista e nem mesmo denunciada — revela a gerente de Recursos Humanos do Grupo Brinox, Celiz Frizzo, que recebeu o desafio da presidência e coordena as ações programadas.
A companhia já exibe um histórico de atuação na causa. As mulheres têm predominância de 60% no quadro de pessoal e de mais de 80% entre os consumidores das marcas da empresa. Em sintonia com este contexto, a organização desenvolve diversas iniciativas e faz da causa feminina sua bandeira.
O tema ganhou ainda maior relevância na medida em que a própria direção executiva orientou à intensificação de ações que envolvem a conscientização de todos os colaboradores, usando como palco os eventos comerciais, workshops e treinamentos, além de encorajar as mulheres a entenderem que estão sofrendo algum tipo de violência e a denunciarem seus agressores.
— Queremos ser percebidos como uma empresa madura que somos e que se conecta a causas relevantes que transcendem seu próprio negócio — afirma o CEO Christian Hartenstein.
Os movimentos envolvem desde a formação humana e profissional, como de auxiliar de cozinha, em Caxias do Sul, e de operadora de empilhadeira, em Linhares (ES), passando por workshops com a gestão para conscientizar o público em geral e torná-lo agente de mudança. Até agora, 54 lideranças foram formadas. Nos workshops de formação humana, mais de 250 mulheres do grupo já receberam conteúdos voltados à saúde feminina, autoestima, consumo consciente, relações familiares saudáveis, violência e redes de apoio.
Para reforçar suas ações, o Grupo Brinox buscou parcerias. Em Caxias do Sul, além de integrar a Rede de Proteção à Mulher desde 2018, a empresa se associou à Casa Viva Rachel (abrigo destinado a mulheres que sofreram violência doméstica), doando bolsas e itens de beleza para ajudar na qualidade de vida e na recuperação da autoestima das acolhidas. Além disso, destinará o lucro da comercialização do copo para projetos que tenham a finalidade de auxiliar na causa, seja a partir da conscientização ou do atendimento a mulheres vítimas de violência.
A primeira entidade a ser contemplada com os recursos obtidos com a venda do copo é o Mapa de Acolhimento. A organização está presente em 27 estados do país e mantém uma equipe fixa contratada para garantir o atendimento rápido e eficaz de mulheres em situação de violência
Fabricante de utilidades domésticas das marcas Brinox, Coza e Haus Concept, há 30 anos o Grupo Brinox opera no segmento de houseware em todo o Brasil e tem produtos distribuídos por 27 países dos cinco continentes. Com matriz em Caxias do Sul (RS), mantém fábrica e um centro de distribuição em Linhares (ES), um showroom na Avenida Paulista, em São Paulo, escritório de apoio logístico na China e importadores em todos os continentes.
Em 2021, a companhia – cujo portfólio exibe mix de mais de 6 mil itens – apurou receita líquida de R$ 462 milhões.