Chega no dia 21 de março às lojas de todo o Brasil o tênis da Olympikus com placa de grafeno. O modelo está sendo chamado de Corre Grafeno e a marca tem afirmado que este é o primeiro tênis de corrida com esta tecnologia no mundo. A inovação surgiu no Oly Lab, o laboratório da marca para desenvolvimento de novos produtos, que fica em Parobé, onde está instalada a fábrica do grupo Vulcabrás.
A tecnologia é 100% nacional desde a matéria-prima até o produto. O grafeno é de Caxias do Sul, vem da UCSGraphene, planta de produção em escala industrial da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A empresa caxiense Znano, que atua em cooperação com empresas para desenvolver produtos com a matéria-prima, é quem está fazendo a comercialização do grafeno como masterbach, ou seja, como o composto necessário para ser inserido na placa do tênis.
De acordo com Sérgio Bortolatto, diretor da Znano, a Olympikus tomou conhecimento das possibilidades de aplicação de grafeno em seus produtos, em julho do ano passado, durante a feira realizada na UCSGraphene em Caxias do Sul.
— Estamos orgulhosos de conseguirmos atuar rapidamente graças a nossa equipe técnica, que é referência em polímeros no Brasil. Além do fator inovação, tem um fato relevante que é a redução de custos no processo produtivo. Podemos afirmar que atingimos a tríade perfeita: tecnicamente possível, desejável por pessoas e financeiramente viável. A entrega ideal para qualquer empresa que busca inovação — destaca Bortolatto.
O diretor da Znano também destaca que a parceria com a Vulcabrás é um marco para o grafeno no Brasil.
Corredores já conheceram
Recentemente, alguns corredores foram convidados para visitar a fábrica de Parobé e conhecer um pouco dos bastidores da fabricação do tênis e foram recepcionados por Pedro Bartelle, CEO do Grupo Vulcabras. Por isso, alguns detalhes do produto estão sendo adiantados, antes do lançamento no mercado, pelo Youtube.
O canal Corredores destacou, por exemplo, o alto desempenho da placa que é a responsável pela propulsão e efeito trampolim que os atletas tanto buscam. Além disso, entre as vantagens do novo modelo da Olympikus com grafeno, o canal também aponta o custo do tênis menor em relação a outros modelos com carbono que já existem no mercado.
A apresentação do Corre Grafeno com o detalhamento de sua performance e preços deverá ser feito no dia 18 de março em São Paulo, poucos dias antes de começar a ser comercializado.