Vinícolas familiares, gastronomia típica, belezas naturais e quase 140 anos de história para contar. Essa é a proposta dos Caminhos do Alfredo - Enoturismo Rural, nova rota turística de Flores da Cunha que será lançada oficialmente neste sábado (22), às 19h, com jantar na Cantina Gelain. .
Localizada no Travessão Alfredo Chaves, no interior do município, a rota é composta por 11 empreendimentos que prezam pelo atendimento feito pelas famílias dos proprietários. No percurso de aproximadamente cinco quilômetros, o visitante pode conferir pontos, como a Cascata Bordin, com cerca de 100 metros de altura; o Campo Santo dos Imigrantes, primeiro patrimônio histórico cultural tombado de Flores da Cunha; a Capela São João Batista, construída em 1924; e o Mirante Gelain, instalado a 420 metros acima do vale do Rio das Antas.
A história do Travessão Alfredo Chaves remonta a 1884, com a chegada dos imigrantes que ali instalaram suas lavouras e moradias. A ideia de formatar uma rota turística na comunidade surgiu em 2018, com levantamento dos atrativos que poderiam participar e um encontro inicial dos idealizadores. Entre os apoiadores, o Sebrae RS ofereceu capacitação profissional em turismo, a Sicredi Serrana entrou com patrocínio e fomento para abertura de crédito, enquanto a prefeitura de Flores da Cunha atuou na reforma da praça do Travessão Alfredo Chaves, liberação de alvarás e instalação de placas de sinalização.
Conforme Edegar Scortegagna, presidente da Rota Caminhos do Alfredo - Enoturismo Rural, um destaque dos Caminhos do Alfredo é o fato de todos os empreendimentos participantes serem geridos por jovens.
— Eu e meus primos somos os mais velhos, na faixa dos 40 anos. O restante do pessoal é mais jovem. Isso deu muito gás para que desenvolvêssemos a rota. É claro que tem toda uma história por trás de cada empreendimento, tem o apoio dos pais dessa gurizada, que estão apostando na ideia, mas o importante é que todos permaneceram nas suas raízes, não houve êxodo. Estão trabalhando e investindo ali, valorizando a terra e os produtos na sua origem — afirma.
Empreendimentos que integram a rota:
Caldart Graspa Artesanal
Paradouro do Suco
Vinhos Fabian
Terrasul Vinhos Finos
Vinhos Viapiana
Vinícola Bebber
Vinícola Scortese
Gran Nero Presunto Cru
Sucos Della Famiglia
Cantina Gelain
Colônia Família Bordin