A regional gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) abriu inscrições para a formação presencial. Depois de retomar parte das atividades presenciais em novembro, com o retorno da 12ª turma que esperou por 20 meses pela oportunidade paralisada em razão da pandemia, a entidade iniciará um novo grupo em março.
Os encontros ocorrem na Serra por ser a principal região produtora de vinhos do Brasil. Ao longo de sete meses, com um encontro de sexta a domingo em cada mês, são abordados dos fundamentos da vitivinicultura aos vinhos dos mais importantes países e regiões, passando por técnicas de serviço e análise de mercado.
A carga teórica é complementada pela prova de mais de 100 rótulos de vinhos:
— A presença na Serra é aproveitada em profundidade, com visitas técnicas a vinícolas e vinhedos, proporcionando o contato com reconhecidos representantes do setor. Lecionamos em hotéis da região, mas a cada encontro uma empresa diferente recepciona os alunos, servindo de cenário para a abordagem de temas relevantes da vitivinicultura. É a chance de vivenciar os processos onde eles efetivamente acontecem, e não apenas ler a respeito — contextualiza Vinícius Santiago, diretor de degustação da ABS-RS.
Desde a criação da associação, há sete anos, já foram formados mais de 600 profissionais que também receberam a certificação internacional da Association de la Sommellerie Internationale (ASI), com sede na França, segundo Juciane Casagrande Doro, diretora institucional da ABS-RS.
Durante a pandemia, a associação registrou um recorde de inscritos em função do aumento da procura por conhecimento relacionado aos vinhos. Os cursos eram feitos online, com as amostras de vinhos sendo enviadas para a casa dos participantes. A entidade continua oferecendo essa modalidade à distância. Já a formação presencial terá início no dia 25 de março de 2022 e se estenderá até 25 de setembro.