Uma vinícola de Caxias do Sul reinventou seu suco de uva. Pensando inicialmente em atender as exportações para a Ásia, criou um suco de uva rosado diferente. Como o apelo de mercado de Taiwan é por produtos na cor vermelha, por uma questão cultural, o novo produto da Vinícola Don Affonso ganhou tons avermelhados. Embora tenha sido criado para exportações, o produto não conseguiu ser embarcado em função da pandemia. A alternativa foi lançá-lo no mercado brasileiro que teve boa aceitação, segundo o enólogo André Gasperin.
Também presidente da Associação Brasileira de Enologia, ele conta que o mercado de sucos de uva teve queda nos últimos anos de pandemia. Muito comum de ser consumido por crianças, e nas escolas, com a interrupção de aulas provocada pela covid-19, houve uma redução de consumo. No entanto, Gasperin destaca que o novo produto tem ajudado a impulsionar as vendas de sua vinícola novamente, por ser um produto inovador.
O suco de uva rosado integral, vendido em garrafas de 500 mL, foi lançado no final do ano passado. Ele é elaborado com uvas das variedades Bordô e Isabel, cultivadas na Serra Gaúcha. Foram produzidas 20 mil garrafas da safra 2021. Neste ano, estão previstas 40 mil. Para obter a coloração rosada, a uva passa pelo processo chamado de maceração pelicular a frio, que nada mais é do que um breve contato do líquido com a casca da uva. De acordo com o tempo de exposição, o enólogo obtém a tonalidade desejada.
O suco de uva é o carro-chefe da Vinícola Don Affonso em termos de volume de produção. A vinícola produz também vinhos finos e espumantes. Em função dos bons resultados com o suco de uva rosé, Gasperin pretende lançar outra novidade na Festa da Uva envolvendo a atualização do mesmo produto. Uma dica: envolve borbulhas e não é espumante.