A jornalista Juliana Bevilaqua colabora com a colunista Babiana Mugnol, titular deste espaço
Um ano após o lançamento da pedra fundamental, será entregue nesta quarta-feira (15) o Centro de Formação Profissional do Senai de Flores da Cunha. A unidade ocupa área do Centro Empresarial de Flores e entra em funcionamento no início de 2022. Desejo antigo do empresariado, o Senai irá atender à demanda não apenas de qualificação de jovens, mas de quem já está no mercado de trabalho e precisa de atualização.
O foco da capacitação será Tecnologia Moveleira e Pintura Moveleira Industrial e Automotiva. O curso de pintura, aliás, é inédito nas unidades do Senai do país, conforme o presidente do Centro Empresarial, Alessandro Cavagnolli. Ele explica que pesquisas identificaram a necessidade de formação nesta área na cidade. Além de capacitar os moradores de Flores, o Senai irá atender à região.
— Flores da Cunha exporta muita mão de obra. Queremos agora fazer o inverso. Queremos atrair mão de obra de outras cidades — acrescenta o presidente.
O espaço tem 1.059 metros quadrados e capacidade de atendimento de 250 alunos dia. Porém, inicialmente, terá cerca de 180 alunos. A intenção é de criação de um turno à noite voltado a adultos que já estão trabalhando. O custo total da obra gira em torno de R$ 3,6 milhões, recursos investidos pelo Centro Empresarial.
Estrutura
Na unidade também serão realizadas as aulas dos alunos do Programa Jovem Aprendiz – hoje elas ocorrem nas dependências do Centro Empresarial. Quatro cursos são ofertados atualmente: assistente administrativo, operador de processos logísticos industriais, marceneiro de móveis seriados e desenhista mecânico.
O novo prédio conta com estrutura para receber maquinário próprio para a capacitação teórica e prática. São cinco salas, sendo duas técnicas (com capacidade de 25 e 40 alunos), duas salas de aula (também para 25 e 40 alunos), além de uma sala multiuso.
O projeto prevê ainda área para futura ampliação da escola.