No sábado, a Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares (CAAF) vai apresentar as novas instalações. Eles deixaram São Luiz da Sexta Légua para uma área mais ampla, de 1,4 mil metros quadrados construídos no Loteamento Vale dos Pinhais, no bairro Diamantino. O investimento foi de aproximadamente R$ 1 milhão em equipamentos e infraestrutura.
São dois pavilhões alugados que abrigam a operação logística, os setores administrativos e uma área específica para câmaras frias, além do ambiente de agroindústria, voltado à elaboração de alimentos processados. A mudança abriu 10 postos de trabalho. Hoje, a cooperativa conta com 30 colaboradores.
A CAAF é formada por pequenos agricultores familiares de Caxias do Sul e região, que produzem hortaliças, frutas e agroindustrializados.
Com 300 famílias cooperadas, atende mercados institucionais, como escolas, quartéis e programas sociais, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar e do Programa de Aquisição de Alimentos.
A história da CAAF começou em 2010 e, com este novo espaço, conta com equipamentos que permitem maior agilidade e padrão dos produtos. Hortaliças e legumes são lavados, descascados, cortados e embalados a vácuo, prontos para consumo.
Esse mercado em específico começou a ser atendido em 2020, quando a cooperativa passou a fornecer alimentos a hospitais da Região Metropolitana de Porto Alegre, por meio de licitações.