Conhecido por ser um dos principais acionistas com ações preferenciais da Marcopolo e presidente do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre) há quase 20 anos, José Antonio Fernandes Martins recebeu a maior distinção de sua carreira na última semana. Aos 88 anos, o empresário que foi um dos principais executivos da fabricante de ônibus com sede em Caxias do Sul, foi convidado para ir a São Paulo receber a Ordem do Mérito Industrial São Paulo.
A homenagem é dedicada a personalidades e instituições nacionais ou estrangeiras que tenham se tornado dignas do reconhecimento ou da admiração da indústria.
Esta comenda foi concedida a poucas autoridades, dentre reis, príncipes, presidentes e primeiros-ministros, além de empresários.
Martins conta que foi convidado pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, para uma reunião sem saber que seria homenageado.
— E por surpresa fui comunicado da outorga da medalha em função do trabalho que desenvolvi no setor de transporte e na presidência do Simefre, que hoje é o sindicado da mobilidade e um dos maiores sindicatos patronais do Brasil. Tem um significado extraordinário porque sou gaúcho. E a maior fatia do PIB brasileiro está lá na Fiesp. Os gigantes da indústria, comércio e serviços. É uma glória — emociona-se.
O empresário, que reside em Caxias do Sul, diz que só pode retribuir a distinção continuando seu trabalho. Desde 2019, não atua mais como executivo da Marcopolo e passou a se dedicar inteiramente ao comando do sindicato, além de atuar em conselhos da própria Fiesp. Martins ainda atua na empresa familiar de medicina nuclear que fundou e que possui quatro fábricas: em Porto Alegre, Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e São José do Rio Preto (SP). Serão abertas mais duas unidades em Recife (PE) e Mogi das Cruzes (SP).