A jornalista Juliana Bevilaqua colabora com a colunista Babiana Mugnol, titular deste espaço
Já consolidada como importante data para o comércio, a Black Friday teve crescimento estimado de 30% em Caxias do Sul na comparação com o mesmo período do ano passado. A movimentação foi boa ao longo de toda a semana passada, mas o melhor dia, conforme a presidente do Sindilojas, Idalice Manchini, foi a própria sexta-feira (26). Lojistas conseguiram comercializar todos os produtos que tinham colocado na promoção, conta Idalice.
A maior procura foi por eletrodomésticos. Em seguida, eletrônicos. O consumidor pesquisa ao longo do ano e espera a campanha para aproveitar os descontos. Nestes dois casos, são produtos, de acordo com a presidente da entidade, de fácil pesquisa e comparação de preços, diferente de um vestido, por exemplo, que tem muitas opções de escolha.
— A avaliação é positiva, o consumidor comprou a ideia — resume Idalice a respeito da Black Friday, que ganha cada vez mais relevância no calendário e concorre com Natal e Dia das Mães, duas datas fundamentais para o comércio.
Para dezembro, a expectativa é de boas vendas, segundo Idalice. Para o ano, aliás, a estimativa é fechar com 5% de aumento em relação a 2020. Para isso, é preciso crescer 15% neste último mês.
— 5% parece pouco, mas tivemos abril fechado e para recuperar um mês é preciso vender bastante — destaca.