Conhecido como “O mago do espumante sul-americano”, o uruguaio Alejandro Alberto Cardozo Rapetti foi eleito o Enólogo do Ano 2021 pelos colegas de profissão que integram o quadro social da Associação Brasileira de Enologia (ABE). Radicado no país desde 2002, ele presta consultoria para mais de 20 vinícolas, além de bodegas no Uruguai, Chile e Peru. Ele também já elaborou espumantes em Portugal.
Especializado em Enologia com formações em Portugal e Espanha, se consagrou, principalmente, na elaboração de espumantes. Desde 2017, é sócio proprietário da Empresa Brasileira de Vinificações (EBV), onde elabora vinhos e espumantes para diversos projetos, inclusive o seu: Yoo Wines. Também é sócio da Estrelas do Brasil e atende a marcas como Varaschin, Cantina das Neves, Cheti Produções, Sozo, Don Basílio e Guatambu.
A escolha do Enólogo do Ano seguiu critérios como formação, experiência na atividade, atuação setorial, inovação tecnológica, e foi feita em três etapas. A avaliação e homologação do resultado se deu na terceira fase e foi feita por um comitê formado pelos que já foram homenageados com a distinção. Carisma, experiência, formação, participação e reconhecido desempenho na atividade determinaram a aprovação final.
A distinção para Alejandro foi entregue em jantar do Dia do Enólogo e dos 45 anos da entidade, realizado na última sexta-feira (22), no Centro Empresarial de Bento Gonçalves, reunindo cerca de 140 pessoas. O último encontro presencial havia sido em 25 de outubro de 2019, ou seja, há 700 dias. Por isso, esse reencontro foi marcado por muitos brindes.