Com maiores flexibilização do Estado para festas, como a liberação de pista de dança, o setor de eventos da Serra está ainda mais animado. Porém, várias casas especializadas da região já estão sem datas para novos agendamentos em determinados períodos mais concorridos. Alguns fornecedores relatam outras dificuldades, como a falta de alguns produtos em função da demanda reprimida, de mais de um ano e meio de pandemia, estar se concentrando em poucos meses. Além disso, insumos também estão mais caros, desde alimentos a itens decorativos.
Para se ter uma ideia de como o mercado de eventos voltou com força, o cerimonialista Sidnei Staudt conta que já chegou a agendar três eventos em um mesmo dia. Clientes relatam a ele que há muitos locais que procuraram para sediar suas festas que já estão “lotados”.
— Tem a procura, estamos felizes, mas começa agora uma outra preocupação com a falta de datas, de fornecedores e de produtos. O preço das flores aumentou muito, tem alguns chocolates em falta e até papéis para convites, porque agora os clientes não querem mais ele só digital. Querem resgatar o contato com as pessoas, a entrega deles — conta o cerimonialista.
Integrante também do Hub de Eventos das CDL Caxias, Staudt cita as dificuldades que os organizadores enfrentam para cumprir protocolos que não tem as regras tão claras. Até para incentivar os profissionais de eventos, tão impactados pela crise, e que enfrentam uma retomada cheia de desafios e responsabilidades, um evento foi promovido nesta semana em Caxias do Sul para o setor.
O Recreio da Juventude organizou o jantar Renascimento com cerca de 80 profissionais que atuam no ramo de festas. Ele também serviu de amostra de como estão sendo feitos os eventos de acordo com os protocolos estabelecidos atualmente. O clube reúne tradicionais salões de eventos e já serve de termômetro da retomada. Na sede central, o Recreio possui dois espaços de maiores proporções e são mais dois na sede campestre.
— Existem algumas remarcações desde 2020. Para esse ano, já estamos com casamentos marcados a partir de outubro. Para o ano de 2022, estamos com as sedes bem lotadas — conta Anderson Civardi, gerente social, cultural e de marketing do Recreio da Juventude.
Além de espaços de eventos mais tradicionais, vinícolas também são pontos muito procurados para casamentos na Serra e a coluna conversou com pelo menos duas em que as datas disponíveis estão cada vez mais distantes.