O 7 de Setembro deste ano tem um significado diferente para um empresário caxiense. Representa chegar aos 100 anos em atividade. Carlos Finimundi, um dos fundadores da Dambroz Implementos Rodoviários, ainda visita com frequência as instalações da metalúrgica, apesar de já ter deixado de atuar na empresa que ajudou a criar há 75 anos. Até o dia 16 de março do ano passado, antes de iniciar a pandemia, ia diariamente lá.
Nos últimos meses, o foco tem sido preparar os detalhes da comemoração que será realizada em um restaurante de Flores da Cunha, apenas para familiares, no próximo dia 12. Na ocasião, pretende entregar um livrinho com o complemento de sua história de vida até os 100 anos. É que o empresário já tinha publicado um livro anteriormente: “O legado de um jovem de 94 anos”.
Entre os registros dos últimos anos, Finimundi já foi homenageado pelo Simecs, Câmara de Vereadores e Governo do Estado. Tudo que conquista gosta de estampar em uma das paredes de sua casa, desde fotos de viagens, às distinções (foto acima).
— Não é só chegar aos 100 anos, mas é chegar cheio de disposição. Toda a semana ele inventa algo diferente. Serve de motivação para os mais jovens — conta a neta Carla Bordin.
Com quase 100 anos, anda de Uber e gostar de estar “conectado” nas redes sociais com ajuda de familiares.