Uma linha de vinhos com as castas de uva de melhor expressão de uma parcela única de parreiral. Esta é a proposta da Miolo Single Vineyard. Na segunda safra da linha, produzida pela Miolo Wine Group, dois novos rótulos fabricados na Campanha Gaúcha foram lançados: um vinho branco da casta portuguesa Alvarinho e um Cabernet Franc, varietal característico da margem direita de Bordô, na França.
Ao todo, são seis rótulos que integram o projeto. De Candiota, na Campanha Meridional, vem o Alvarinho, o Touriga Nacional e o Pinot Noir. O Riesling Johannisberg e o Cabernet Franc vêm de Santana do Livramento, na Campanha Central. Somente o Syrah vem de fora do Estado, do Vale São Francisco no Nordeste. Em degustação dos novos produtos realizada nesta semana, os enólogos da Miolo indicaram que a Serra está no radar para ser contemplada no futuro.
Adriano Miolo, enólogo e superintendente do grupo, disse que esta região ainda não entrou na nova linha porque o desafio é apresentar um produto diferente dos já destacados pela marca na região.
— Quando pensamos em vinhos representativos da Serra, logo pensamos em espumantes, mas essa é uma linha de vinhos. Dos nossos vinhedos próprios na Serra, já temos outros vinhos com castas emblemáticas da região como Merlot e Chardonnay — explica Miolo.
A intenção, portanto, é lançar vinhos da Serra na nova linha quando eles forem representativos de uma casta, mas que não seja as já exploradas pela vinícola no Vale dos Vinhedos, inclusive porque essa é a única região do país com Denominação de Origem (DO), um nível acima das indicações geográficas. A Serra também tem outro desafio, já que não tem a constância climática que as outras regiões selecionadas para o projeto apresentam.