A Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) de Farroupilha inaugura oficialmente a antiga Estação Férrea Nova Vicenza, na quinta-feira (26), com um evento para autoridades, a partir das 18h30min. No dia seguinte, quando o espaço será aberto ao público, a entidade vai aproveitar para lançar o Festival de Prêmios, outra ação que integra as comemorações de seus 50 anos, que busca incentivar o consumo local com sorteio de um carro e vales para compras.
As obras de restauro da Estação Férrea de Farroupilha iniciaram em fevereiro do ano passado. O investimento para a revitalização do prédio histórico e seu entorno foi de cerca de R$ 1,2 milhão, sendo mais de R$ 1 milhão captado via leis de incentivo federal, estadual e municipal, além de recursos da própria CDL Farroupilha. A entidade venceu a licitação da prefeitura em 2017 para o projeto de restauro e ocupação do prédio. A concessão da antiga Estação Férrea tem prazo de duas décadas, podendo ser prorrogada por mais 20 anos.
A partir desta quinta, o local, que já contava com o Estação Nova Vicenza Gastropub, inaugurado em julho, passa a operar também um memorial, biblioteca e o Centro de Atendimento ao Turista (CAT). As obras da estrutura externa foram concluídas em dezembro de 2020. Porém, por conta da pandemia, os espaços internos foram finalizados somente neste mês.
O presidente da CDL Farroupilha, Juliano Tofolo, afirma que a inauguração da Estação Férrea é um marco.
_ Mesmo com todas as dificuldades em razão da pandemia, tivemos o apoio de empresas que acreditaram e entenderam a importância do projeto, dos governos municipal e estadual, e de muitos parceiros que abraçaram a causa _ reconhece.