A produção total da Marcopolo somou 2,9 mil unidades no segundo trimestre do ano, um crescimento de 27,3% em relação ao mesmo período do ano passado. O balanço dos últimos três meses foi divulgado neste início de semana e este foi o indicador que registrou o maior crescimento. A receita líquida da fabricante caxiense de ônibus somou R$ 823,7 milhões, um aumento de 3,2% na comparação com o segundo trimestre do ano passado. É o primeiro trimestre de crescimento deste indicador desde o início da pandemia. No acumulado do ano, o primeiro semestre tem queda de 3,5% de receita.
Apesar dos números positivos, a base de comparação é baixa porque o crescimento é em relação ao pior momento do ano passado, com reflexo inclusive da paralisação da produção. No segundo trimestre de 2020, a produção da companhia chegou a recuar 45,7% em relação a 2019, quando não havia pandemia. A receita líquida tinha caído mais de 30%.
O que a fabricante de ônibus destaca é que o crescimento apresentado neste período é acima do percentual registrado no mercado nacional. Enquanto no país o aumento na produção foi de 4,7%, com 3.456 unidades produzidas no segundo trimestre, neste mesmo período, a Marcopolo atingiu crescimento de 21,6%, com 2.483 unidades produzidas nas unidades brasileiras, incluindo os modelos Volare.
O setor de fretamento está entre os segmentos que contribuíram positivamente com o desempenho atual, seguido pelos modelos entregue ao programa Caminho da Escola, que neste último caso somaram 368 unidades. Em junho deste ano, foi realizada uma nova licitação com previsão de que a companhia possa ser responsável por 3,9 mil unidades.
— Aguardamos a homologação desta licitação para iniciar a produção. Além disso, seguimos otimistas com o avanço da vacinação, a reabertura das escolas e universidades e a retomada do turismo — afirma José Antonio Valiati, CFO e Diretor de Relações com Investidores da Marcopolo.
Exportações
A produção da Marcopolo direcionada para exportações foi 18,8% superior ao mesmo período do ano anterior. Nas unidades localizadas fora do Brasil, a produção cresceu 61,2%. Segundo Valiati, países mais avançados na vacinação, como o Chile, mostram recuperação de volumes, ao mesmo tempo que mercados importantes, como Peru e América Central, avançam mais lentamente.
Lucro
O lucro líquido do segundo trimestre da Marcopolo também chamou a atenção: alcançou R$ 200,9 milhões, com margem de 24,4%, mas foi beneficiado pelo reconhecimento dos processos de exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS, que representaram impacto positivo de R$ 383 milhões, antes de impostos.