Sommeliers da Boccati, loja especializada com sede em Caxias do Sul, vão selecionar, mensalmente, rótulos que vão integrar o novo projeto Vinhos às Cegas. Os produtos serão vendidos com o rótulo escondido com o intuito de que o público possa aprender mais sobre o tema degustando livremente, deixando de lado conceitos padrões.
Em uma degustação às cegas é possível aguçar os sentidos de olfato e paladar. Com o tempo e prática, dá para descobrir com qual uva o vinho foi produzido, procedência e outros detalhes.
O que inspirou o projeto é que o time da Boccati notou que os clientes estão em constante evolução de conhecimento. O objetivo, segundo a empresa, é proporcionar que o consumidor, com o mesmo valor que está acostumado a investir em vinhos, prove exemplares melhores e, aos poucos, estude para evoluir ainda mais o paladar.
A primeira edição do Vinhos às Cegas tem quatro combos em variados níveis de preços e temáticas. Cada kit é composto por dois rótulos (escondidos), de diferentes safras, nacionalidades, produtores e castas. O sommelier da Boccati, Rodrigo Webber, foi o responsável por escolher os produtos dessa primeira edição.
Os combos podem ser escolhidos entre o que compara uvas de diferentes castas; o que coloca vinhos argentinos lado a lado, um kit de vinhos com a mesma uva do Velho Mundo e do Novo Mundo; e tem ainda o que compara dois vinhos Cabernet Sauvignon de regiões diferentes da Europa.