O modelo da Avaliação Nacional de Vinhos do ano passado será mantido neste ano. A Associação Brasileira de Enologia (ABE) confirmou que seguirá com o evento no ambiente digital. Em 2020, kits com as amostras foram enviados à casa de apreciadores de 24 estados brasileiros. A final do concurso deste ano foi marcada para 6 de novembro e poderá ser acompanhada pelo Youtube, em tempo real.
Com esta mudança de setembro para novembro, a ABE espera que mais vinícolas participem inscrevendo suas amostras.
— Agora vinícolas de outras regiões, como Minas Gerais, por exemplo, que colhem mais tarde, podem participar inscrevendo suas amostras. Apostamos numa ideia desafiadora e aprendemos muito com isso. Não abrimos mão do rigor técnico da avaliação, mas percebemos que podemos levar o vinho brasileiro muito além — reforça o presidente da entidade, o enólogo André Gasperin.
A abertura das inscrições das amostras será dia 27 de julho, com término em 18 de agosto. Já o público vai precisar esperar até o dia 28 de setembro para adquirir os kits com as 16 garrafas de 187 ml, que neste ano terá três, ao invés de duas taças personalizadas, permitindo que mais pessoas vivenciem a experiência. A venda será pelo site www.enologia.org.br. A expectativa da ABE é superar as 395 amostras inscritas por 56 vinícolas em 2020.