A temporada de negociações dos sindicatos dos metalúrgicos e das indústrias de Caxias do Sul e região está começando. A largada se deu neste fim de semana com a assembleia dos trabalhadores para aprovar as principais pautas. Pelo segundo ano, ela foi realizada de forma virtual em função da pandemia. O Simecs ainda não fez assembleia com as empresas.
Uma primeira reunião de negociação está para ser marcada nos próximos dias. No ano passado, o índice de reajuste de 2,05% nos salários foi aprovado em julho. Embora a data base seja 1º de junho, os acordos sempre levam mais tempo. Em 2018, em função da reforma trabalhista, as discussões foram até outubro e precisaram de mediação judicial. Em 2019, foi em agosto. E, no retrospecto mais recente, a de 2020, mesmo em ano de pandemia, foi a que fechou mais cedo. A proposta dos metalúrgicos para 2021 é de reposição do índice de inflação e mais aumento real.
– A gente sempre espera que saia um acordo dentro da data base – afirma o presidente do sindicato dos trabalhadores, Assis Melo.
O presidente do Simecs, Paulo Spanholi, também aponta a expectativa para as conversas deste ano:
– Vamos começar a negociação nos próximos dias. Estamos confiantes que o diálogo vai ser a palavra chave para esse acordo.