Mesmo que as primeiras compras de lojistas nas malharias da Serra já tenham começado, elas ainda ocorrem de forma mais tímida, até mesmo em relação ao ano passado, quando já havia pandemia nesta mesma época do ano. No entanto, as primeiras temperaturas mais baixas de 2021 já animam o setor. De acordo com o presidente da Associação dos Centros de Compras da Serra Gaúcha (Acecors), Paulo Dalzóchio, se o clima colaborar e as lojas não tiverem mais restrições para a venda, a expectativa é favorável.
_ Na realidade, o movimento das malharias não foi ainda muito grande porque as pessoas, até ontem, estavam com a loja fechada e ainda estão na expectativa se vão poder continuar com ela aberta ou não. A partir da semana que vem, continuando frio e com lojas abertas, não só aqui, mas em Santa Catarina e Paraná, as vendas vão crescer e se recuperar. Pode ser até melhor do que no ano passado, porque os clientes estão sem mercadoria e o inverno promete ser bom _ acredita.
Segundo Dalzóchio, as excursões que já estão vindo estão com mais guias, que são os funcionários das empresas que levam os lojistas, do que com clientes
_ Muitos buscam pedidos que os clientes fazem pela internet. A compra ainda está acanhada _ revela o presidente da entidade que representa os shoppings de atacado.
Entre os mercados mais afetados, destaque para o infantil, já que com as interrupções das aulas presenciais, as crianças estão mais em casa.