Na pauta de convocação para a assembleia geral ordinária e extraordinária que a Marcopolo vai realizar no próximo dia 30 de março, chamaram a atenção as alterações propostas para o estatuto social da companhia. A intenção da fabricante de ônibus de Caxias é incluir entre as atividades da empresa uma série de novas atribuições.
A lista inicia com a fabricação e comércio de locomotivas, vagões e acessórios para veículos. Inclui o fornecimento de serviços de manutenção aos produtos de sua fabricação; serviços técnicos de engenharia ligados ao transporte; consultorias; e treinamentos em desenvolvimento profissional e gerencial do seu ramo de atividades. Outra atividade que será inserida no rol da Marcopolo é a de aluguel de veículos, tanto de ônibus, quanto micro-ônibus, locomotivas e vagões sem condutor. Por último, é listado o comércio varejista de bebidas, produtos alimentícios, artigos de vestuário, acessórios e suvenires.
Procurada pela coluna para detalhar a estratégia de diversificação das atividades, a Marcopolo disse que as alterações no estatuto social se referem a atividades em desenvolvimento pela Marcopolo Next, divisão de inovação do grupo. Acrescentou que mais detalhes serão informados oportunamente.
Algumas situações são apenas burocráticas, pois são atividades que já estão sendo feitas, caso do Veículo Leve sobre Trilho (VLT). A Marcopolo Next criou, em 2019, a divisão Marcopolo Rail. Em dezembro do ano passado, apresentou ao mercado o seu primeiro veículo metroferroviário, o VLT Prosper, que será utilizado em uma rota turística operada pela Giordani Turismo. No caso do comércio de itens de vestuário e suvenires, a Marcopolo já havia criado uma Fan Store para a venda de produtos da marca, na metade do ano passado.
Já outras propostas são novidades, como entrar no ramo de aluguel e o comércio de bebidas e alimentos. Fontes consultadas pela coluna destacam que a Marcopolo, no passado, chegou a desenvolver e testar uma máquina de vendas automatizada para o interior dos ônibus, mas a ideia acabou engavetada. Ao aprovar a possibilidade, a companhia indica que agora pretende colocar o projeto em prática. Apesar da companhia não detalhar, é possível prever que a empresa passará a oferecer soluções mais completas. A ampliação de possibilidades de negócios também poderá auxiliar a fabricante de ônibus a driblar a queda drástica do mercado de veículos de transporte de passageiros provocada pela pandemia.