A Associação Gaúcha De Vinicultores (Agavi) comemora o desempenho de vendas dos vinhos de mesa em 2020. De acordo com Darci Dani, diretor-executivo da entidade, houve um crescimento no volume de comercialização que há muito tempo não se via, de quase 20%. Foram quase 225 milhões de litros de vinhos comercializados.
Na semana passada, a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), com base no Sistema de Cadastro Vinícola da Secretaria Estadual da Agricultura, já havia divulgado que a venda de vinhos finos cresceu 56,56% em 2020. Mas o que representa o maior volume de produção e comercialização das vinícolas da Serra é a categoria de mesa. Outro destaque apontado por Dani foi no consumo de vinhos engarrafados, o que agrega valor para o Estado, diferentemente do que é vendido a granel para outras regiões do país. O aumento foi de mais de 30% para os engarrafados. Segundo o diretor da Agavi, a pandemia influenciou para o aumento do consumo, com as pessoas fazendo mais refeições em casa.
_ Sem ter que sair para dirigir, as pessoas puderam tomar mais tacinhas de vinho no almoço ou na janta _ aponta Dani.
Sem suco de uva na merenda escolar em 2020
Nos últimos anos, vinicultores direcionaram a produção também para as uvas de suco, que vinham registrando aumento de consumo ano a ano. Chamou atenção a queda de 5% na comercialização em 2020, mas a Agavi avalia que ela é atribuída às escolas, que não tiveram mais aulas e, portanto, a bebida deixando de ser servida na merenda escolar.