A Secretaria da Agricultura do Rio do Sul divulgou balanço sobre as agroindústrias familiares. Ao longo do ano de 2020, foram realizados 224 cadastros de novos empreendimentos do ramo, contabilizando um total de 3.688 empresas participantes do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF). Ao comparar com 2019, quando foram realizados 266 novos cadastros, houve uma diminuição de 15%, provável reflexo da pandemia.
Entre as regiões gaúchas com melhor desempenho, tanto no número de agroindústrias cadastradas quanto no número de agroindústrias legalizadas, estão as da Serra, com 318 agroindústrias cadastradas e 172 inclusas, o que representa 54% de agroindústrias legalizadas.
No total, as agroindústrias familiares com processamento de produtos de origem vegetal representam 69% das cadastradas. As de origem animal chegam a quase 39%.
Desde a publicação de uma resolução no ano passado, elas podem utilizar o selo Sabor Gaúcho, que serve como uma referência ao consumidor da procedência dos produtos da agricultura familiar.