A Ambev comunicou ao mercado nesta semana que fechou parceria com a startup FNM (Fábrica Nacional de Mobilidades) para o desenvolvimento de mil veículos elétricos, como caminhões e vans, previstos para estarem nas ruas até o fim de 2023.
A FNM foi uma das participantes finalistas da primeira edição do programa Aceleradora 100+ da Ambev, em 2019, com esse projeto. Desde então, as empresas vêm negociando para firmar esse contrato inédito de cooperação técnica e industrial que inclui a Agrale de Caxias do Sul, onde os veículos FNM833 de 18 toneladas serão fabricados.
— Este é um exemplo genuíno de que quando há união e colaboração entre empresas e empreendedores brasileiros, conseguimos inovar e construir projetos que beneficiam não só nosso país, mas o meio ambiente também — afirmou Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de sustentabilidade e suprimentos da Ambev.
Essa união fará com que a Ambev já tenha contratado metade da frota de caminhões para rodar com energia limpa até2023 e, portanto, com emissão zero de carbono. Esta é mais uma iniciativa para reduzir em 25% a emissão de CO2 em toda sua cadeia até 2025.
Começam a rodar na metade do ano
Cada caminhão elétrico do modelo FNM 833 deixará de emitir 126 mil quilos de CO2 por ano. O veículo piloto rodará nas rotas de entrega de bebidas no Rio de Janeiro, com autonomia de até 100 quilômetros por dia. A recarga total dos caminhões será feita em até quatro horas, nos próprios centros de distribuição da Ambev.
Os testes nos primeiros veículos já foram realizados no final do ano e a FNM trabalha com a previsão de que eles possam começar a rodar na metade do ano. No início de janeiro, executivos da Ambev estiveram em Caxias.
— Eles vieram conhecer todo o modelo de negócio e fazer o test drive. Todo mundo andou e gostou — destaca Zeca Martins, diretor de Relações Institucionais na FNM Elétricos.
Sistemas integrados
O caminhão FNM virá 100% conectado aos sistemas de TI da Ambev, trazendo em tempo real as informações de rota e performance. O veículo também conta com novas tecnologias focadas na segurança, como um sistema anti-colisão com inteligência artificial e câmeras integradas. A produção dos caminhões FNM utiliza motores Danfoss Editron para gerenciar todas as operações dos veículos, de modo inteligente. Essa motorização pesa apenas 85kg contra 500kg de outros motores elétricos do mercado. E conta ainda com baterias modulares, de alta densidade energética da Octillion Power Systems. A Randon participa dessa operação, pois os caminhões FNM já saem equipados de fábrica com os baús de carga e também a estrutura do Centro Tecnológico para as provas dos veículos deve ser utilizada.