Se 2020 foi "o ano" para o crescimento do consumo de vinhos por conta da pandemia e da qualidade excepcional da safra brasileira, foi ainda mais promissora para quem já atuava forte no comércio eletrônico. Para este ano, a tendência é que os consumidores recém-iniciados refinem ainda mais a busca por produtos. Esta é a aposta da VinumDay, marketplace de vinhos, espumantes e outros destilados da uva, fundado e conduzido por três empreendedores de Caxias do Sul.
A expectativa para 2021 é baseada em um público que já é o carro-chefe do site: 55% das vendas estão concentradas em consumidores dos 40 aos 59 anos. A especificidade do recorte impacta diretamente no perfil das compras: cada cliente investe, em média, mais de R$ 91 por garrafa e cerca de R$ 440 por pedido, bem acima dos números predominantes no mercado nacional. Em geral, as transações online no Brasil envolvem participantes mais jovens e tíquete médio de menor valor. Uma curiosidade: entre as mulheres, mais de 60% das que efetuam compras na VinumDay têm entre 30 e 49 anos.
_ O diferencial do negócio é o conceito de curadoria virtual. Ao contrário das grandes cadeias de comércio de bebidas, que vendem por atacado, dando pouco poder de seleção ao cliente mais curioso ou que gosta de experimentar, nós oferecemos rótulos garimpados entre raridades e novidades de todo o mundo, especialmente entre pequenos e exclusivos produtores _ revela o diretor da VinumDay, Mauricio Ceccon.
A estratégia se completa graças a duas inovações desenvolvidas com exclusividade pelos empreendedores. Os produtos são comercializados na plataforma em regime de Oferta do Dia, com descontos reais e agressivos, que podem chegar a 50%. Para se beneficiar da política de frete grátis, o cliente ainda pode armazenar as compras diárias em uma Adega Virtual, tecnologia pioneira no Brasil. Assim, pode fazer o resgate posteriormente, quando atingir o gatilho do benefício.
Fundada em 2014, a VinumDay oferece hoje cerca de 450 rótulos diferentes, provenientes de quase 20 países. A empresa encerrou 2020 com crescimento de 98% no faturamento e de 97% no volume de vendas.