A jornalista Juliana Bevilaqua colabora com a colunista Babiana Mugnol, titular deste espaço
A CIC de Caxias do Sul acaba de lançar um programa que busca unir empresas de médio e pequeno porte do mesmo segmento para discutir problemas comuns e buscar soluções para eles. Os Núcleos Setoriais terão suporte da entidade e poderão contar com o engajamento e mobilização de instituições do ramo em que atuam.
O primeiro núcleo formado é o de Turismo de Experiências. A escolha se deu a partir da constatação, baseada em dados, da urgência em desenvolver as atividades econômicas relacionadas ao setor.
— A ação é uma execução dessa necessidade — aponta a vice-presidente de Serviços da CIC Caxias, Maristela Tomasi Chiappin, integrante do Comitê Gestor dos Núcleos Setoriais.
Já participam do núcleo de estreia 18 empreendimentos, entre eles, vinícolas, cervejarias, estabelecimentos gastronômicos e empresas que valorizam a cultura e as belezas naturais. Conforme Maristela, as primeiras atividades do grupo incluem diagnóstico dos participantes e elaboração de novas rotas turísticas.
O núcleo tem também como meta capacitar os empresários para a gestão de seus negócios, desenvolver ações para promover o turismo local e fortalecer o relacionamento com o poder público.
Os Núcleos Setoriais devem ter, no mínimo, 10 empresas do mesmo segmento e 30, no máximo. Para fazer parte, é preciso ser associada à CIC. Secretaria do Turismo de Caxias, Sindicato Rural, Sebrae-RS e Sicredi são parceiros da iniciativa.
O próximo núcleo a ser criado é o do agronegócio, porém, voltado para jovens empresários do setor.