Com o aumento do serviço de telentrega durante a pandemia, o ramo de reposição de pneus para motocicletas está crescendo. A Rinaldi Pneus, fabricante gaúcha de Bento Gonçalves, não só teve um aumento no percentual de vendas, como precisou ampliar o quadro de trabalhadores. Foram cerca de 100 novos empregos gerados desde maio, totalizando atualmente 760 pessoas. Há 20 novas vagas abertas para o setor de produção e os interessados podem contatar pelo e-mail recrutamento@rinaldi.com.br.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Motociclistas Profissionais do Estado, Valter Ferreira, estima-se que a demanda de trabalho tenha aumentado em 40% no Estado.
Segundo Iran Carlos Pedroso, gerente comercial da Rinaldi, a procura maior ocorreu nos meses de maio e junho. As protagonistas do aumento da demanda têm sido as regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. A Gramotos, distribuidora de autopeças da Região Norte e do Mato Grosso, contabilizou aumento de 75% na venda de pneus da Rinaldi em relação ao mesmo período do ano passado.
Com isso, a fabricante fecha o primeiro semestre com crescimento de 2% no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado e quer fechar o ano com 5%. Pode parecer um desempenho tímido, mas é gigante em comparação a maioria das empresas, muitas com queda de mais da metade do faturamento em função da crise.
A Rinaldi é responsável por 15% do mercado brasileiro de reposição de pneus de motocicletas atualmente.