A edificação histórica que abrigou a tradicional Cantina Pão & Vinho, perto da Casa de Pedra, em Caxias do Sul, está sendo restaurada. A previsão é de que fique pronta em novembro. A construção, de cerca de 600 metros quadrados, vai abrigar um wine bar e uma cafeteria cultural. O bar de vinhos já tem operadores, mas a cafeteria está em busca de investidores.
A revitalização e administração do complexo está sendo feita pela Palk Business Hub em parceria com a família Tonet. O investimento, entre o restauro e as adaptações dos locatários, gira em torno de R$ 1 milhão, com geração de até 30 empregos diretos a partir das operações. O empresário Luciano Bulla, diretor da Palk Business Hub, destaca o perfil dos novos empreendimentos:
_ Serão duas operações que conversam com o histórico do imóvel, relacionado com a história do vinho.
Estão previstas ações de divulgação da história do prédio, a começar pelo próprio tapume, que destaca: “respeitar o passado para ressignificar o futuro” e também reprodução das janelas com imagens antigas do casarão. Os arquitetos Leonardo Bernardi e Carla Todescato são os responsáveis técnicos pelo restauro.
A cantina de pedra foi erguida por José Andreazza em 1896. Após o falecimento do fundador, em 1934, a propriedade foi adquirida por Ângelo Tonet, em 1947, que passou a utilizar o imóvel para produzir e comercializar os vinhos Atílio Tonet, marca que se manteve no mercado até os primeiros anos da década de 1950. Por volta de 1975, a produção foi transferida para a Linha 40 e o prédio que abrigava a cantina passou a ser alugado. Foi barbearia, salão de beleza e depósito de sucata, até que as filhas de Ângelo, Colorinda e Marilene, resolveram instalar ali a Cantina Pão e Vinho, que serviu pratos típicos da gastronomia colonial italiana até 2011.