Depois de uma quinta-feira (12) de pânico nos mercados globais, a sexta-feira (13) caracterizou-se como um dia de suspensão de atividades e programações e orientações de entidades empresariais da região e do Estado, em reação preventiva ao coronavírus.
Leia ainda
Em Bento Gonçalves, Movelsul é adiada em virtude do avanço do coronavírus
Feira Envase Brasil, em Bento Gonçalves, é adiada em função do coronavírus
O adiamento mais retumbante foi o da Movelsul 2020, em Bento Gonçalves, que estava programada para ocorrer de segunda (16) a quinta (19). A feira chegou a ter a sua realização confirmada na última quarta-feira, mas a expectativa de chegada de representações de outros países e a aglomeração de pessoas esperadas elevaram a necessidade de prevenção.
No embalo, a Envase Brasil, feira do ramo industrial de bebidas e alimentos, que seria realizada de 31 de março a 3 de abril, também em Bento Gonçalves, anunciou adiamento.
A decisão sobre o adiamento da Movelsul foi do Sindmóveis, o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento. A Movergs, Associação das Indústrias de Móveis do RS, associou-se ao Sindmóveis na resolução:
– Trata-se de uma decisão difícil, mas necessária e acertada, visto que a disseminação do vírus acontece em escala global e não se pode abrir mão da prevenção e de cuidados com milhares de pessoas que estarão envolvidas no evento.
A Movergs considera um cenário crítico, visto que uma possível vacina poderá ser distribuída apenas em quatro ou seis meses. O setor moveleiro não pode ainda prever os impactos no sistema industrial e em toda a cadeia de suprimentos das indústrias, mas, sem dúvida gera grande incerteza – disse o presidente da Movergs, Rogério Francio.
Fecomércio e Sebrae também
O Sistema Fecomércio-RS/ Sesc comunicou cancelamento ou adiamento de eventos coletivos que gerem aglomeração pelos próximos 30 dias, incluindo atividades esportivas, de recreação e ações que possam ser consideradas de risco para os idosos do Programa Sesc Maturidade Ativa. As medidas são preventivas à contaminação do novo coronavírus.
Já o Sebrae-RS Sebrae RS suspendeu os eventos coletivos (reuniões, cursos, treinamentos e seminários, entre outras atividades), sejam internos ou externo, no período de 14 a 29 de março em todo o Rio Grande do Sul.