A quarta-feira resgata um pouco do débito que os governos têm com Caxias do Sul e a Serra quanto a investimentos em logística. A região passou anos sem merecer contrapartida em logística para os recursos que arrecada por meio de impostos. Pena até hoje com as limitações rodoviárias, como se vê na RS-122. Nesta quarta-feira (4), enfim, a Secretaria Nacional da Aviação Civil e a prefeitura assinaram termo de compromisso para o repasse de R$ 200 milhões para a obra do futuro aeroporto de Vila Oliva, chamado Aeroporto Regional da Serra Gaúcha. O ritmo das definições e liberações de recursos tem sido importante, depois de oito anos de dormência, desde que o então governador Tarso Genro anunciou a escolha de Vila Oliva em 19 de maio de 2011. É um dia histórico para a comunidade regional e para a economia regional. Não por acaso, o presidente da CIC, Ivanir Gasparin, acompanhou o ato, junto com o prefeito Daniel Guerra.
O interesse do governo federal pela obra, materializado no termo de compromisso, destrava o Aeroporto de Vila Oliva. É um dos dois principais investimentos até hoje em logística para a cidade — o outro foi o trem. A projeção é de um horizonte de 3 anos e meio a 4 para o aeroporto ficar pronto. Esta semana, também, prefeitura comprometeu-se com recursos para desapropriações. Mandou projeto pedindo autorização à Câmara para empréstimo.
Para compensar a 122, as articulações para o aeroporto têm avançado em um ritmo importante.