A reunião-almoço desta segunda, na CIC, foi concorrida por conta da comemoração dos 70 anos da Marcopolo, um dos motores do desenvolvimento de Caxias do Sul. Para agradecer a contribuição da fabricante de ônibus à cidade, o presidente da entidade, Ivanir Gasparin, entregou uma placa a Mauro Bellini, vice-presidente de Indústria da casa e filho do fundador Paulo Bellini (in memoriam). Simecs e Simplás também prestaram suas homenagens.
Mauro Bellini falou do orgulho em integrar uma empresa que “leva todas gerações pelo mundo”. Aproveitando a casa cheia, Gasparin abriu o encontro com um tema que instiga a reflexão: a necessidade da Serra Gaúcha ser reconhecida como uma marca única, sem disputas entre municípios, agregando valor e potencializando o que cada cidade tem de melhor.
– Reclamamos que não temos em Caxias do Sul o passeio da Maria Fumaça para oferecer aos turistas. Precisamos inverter essa lógica, pois Caxias do Sul tem, sim, a Maria Fumaça, que está em Bento Gonçalves. E Bento Gonçalves tem um aeroporto que o liga ao centro do país, que é o Hugo Cantergiani. Caxias do Sul tem o mais bonito belvedere para o Rio das Antas, que é o Belvedere Sonda, em Nova Pádua. E Nova Pádua tem o maior shopping do interior gaúcho, que é o Iguatemi Caxias – ilustrou, entre mais exemplos, concluindo:
- Temos tudo, absolutamente tudo...Mas, para isso, precisamos pensar em termos de região. Somos a Serra Gaúcha! Nossa marca é única e tem enorme valor.
Mais pensamento coletivo, conclama o dirigente. É uma região rica e que se complementa. Precisamos somar esforços e não dividir forças.