Um jovem empresário que desbravou um mercado novo, mas vitaminado. Arnold Tedesco Palavro, 28 anos, leva no DNA a vocação empreendedora, já que sua família foi fundadora da antiga Lojas Arno. Há oito anos, em parceria com Diego Scopel, ele fundou a rede caxiense ATP, hoje com duas lojas de suplementos alimentares e uma farmácia de manipulação.
Mas não é só: o grupo busca mais fôlego no mercado e, com isso, investiu na repaginação da filial localizada na Rua Sinimbu, com nova identidade e a expansão do mix de produtos.
A aposta inclui a comercialização em formato a granel e nas linhas sem glúten e sem lactose, além da seleção vegana, que chega para ratificar o estilo de vida mais saudável. Investimento que busca consolidar a ATP Suplementos como a maior estrutura física de suplementos do Estado. A seguir, entrevista concedida ao Pioneiro por Arnold Tedesco Palavro:
Pioneiro: Fale da história da ATP Suplementos.
Arnold Tedesco Palavro: O sonho da ATP surgiu em minha viagem de intercâmbio para os Estados Unidos, onde morei por seis meses vivenciando diariamente um estilo de vida saudável e reparando o quanto esse mercado era desenvolvido. No meu retorno ao Brasil, percebi uma grande diferença no mercado brasileiro em relação ao mercado estadunidense. Foi aí que o sangue empreendedor da família veio à tona. Acreditei que seria um grande negócio e muito próspero, pela constante procura da população por uma vida saudável e por sentir uma carência de lojas especializadas na cidade. A partir disso, estudei o mercado caxiense por dois anos até criar coragem e concretizar o sonho da ATP Suplementos.
Estar num filão estratégico garante a expansão?
Sem dúvida, é fundamental você entender o que o consumidor está procurando. A busca diária pela qualidade de vida e longevidade faz o segmento prosperar cada vez mais. Esse mercado está crescendo muito pela busca de saúde e bem-estar e isso colabora para a expansão geral da marca, que está se adequando a essa proposta com produtos e serviços específicos, o que tem conquistado e fidelizado os clientes. Um ponto forte da rede ATP é inclusive o atendimento, que gera acolhida e deixa o cliente à vontade e busca preservar um histórico daquele consumidor. Isso está presente com grande força no nosso estilo de trabalho com a farmácia de manipulação, pautado pela personalização de produtos e na busca de soluções relacionadas aos benefícios para a saúde e estéticos.
Qual a previsão de crescimento em 2019?
Tivemos grandes mudanças na empresa no ano de 2019. Analisando as tendências de mercado, mudamos a identidade visual das nossas lojas, acrescentamos novos tipos de produtos e iniciamos a comercialização de produtos a granel. Inserimos imagens e ícones que fazem referência às ideologias da empresa, através de uma arquitetura moderna e aconchegante para nossos consumidores e atrativa na disposição das mercadorias. Com essas mudanças, acredito que conseguiremos alcançar a meta estipulada, que é um crescimento de 15% no faturamento da rede no ano.
A crise dos últimos anos afetou os negócios?
A crise é o combustível para o empreendedor. Sem ela, acredito que não teríamos nos moldado tão bem ao mercado como nos moldamos. Foi justamente pelo surgimento de novos desafios que a ATP encontrou uma nova identidade e linguagem própria para conquistar o consumidor diariamente, além de trabalhar com o modelo de negócios eficaz economicamente, o que promoveu o crescimento da marca justamente nos períodos de maior dificuldade no cenário econômico.
Quais as novidades previstas no grupo?
Nosso projeto inclui expandir os serviços da farmácia de manipulação, adotando uma modalidade de atendimento em estudo com um conceito bastante inovador no cenário internacional, mas ainda desconhecido no Brasil. A partir do próximo ano, faremos a apresentação da farmácia no mercado com todas essas novidades alinhadas com a proposta ATP.
Qual o número de funcionários?
No momento, nossa rede conta com 18 profissionais, sendo que a meta para o primeiro semestre de 2020 é reunir 25 funcionários na equipe.
O mercado de suplementos e de manipulação vem crescendo, mas a concorrência também. A concorrência é fundamental para o aperfeiçoamento do seu trabalho. Não existe segredo ou fórmula mágica. Acorde cedo e durma tarde, faça o melhor que puder com o que você tem, acredite no que você está fazendo e o fundamental: ame o seu trabalho. Continue buscando referências nacionais e internacionais, sonhe alto, crie objetivos e metas para se manter constantemente motivado e trabalhe para constituir uma equipe de qualidade que irá representar a sua marca no mercado. Em muitos momentos, isso será um diferencial para o consumidor. Acima de tudo, busque fugir do comodismo, desafiando-se sempre.
Sua família fundou a antiga Lojas Arno. Isso lhe ajudou a ter cultura empreendedora?
Não só me ajudou no início, mas continua me ajudando. Como um bom e velho ditado já diz, ‘filho de peixe, peixinho é’. Meu pai (Gelson Palavro) é o meu mentor, me aconselha diariamente na tomada de decisões e nos planos da empresa. Devo grande parte da evolução da Rede ATP a ele. Sempre é importante saber onde se quer chegar, mas sem esquecer de onde viemos. Ter sempre em mente os valores aprendidos para que possamos transmitir às pessoas a nossa essência, assim construindo o nosso profissionalismo e obtendo êxito no que fazemos.
Como desbravar um novo nicho, como o seu?
Primeiramente, é importante estar preparado, fazer pesquisas, estudar o mercado e conhecer o seu consumidor local. Busque um diferencial e lute incansavelmente pelo seu espaço. Por ser um novo nicho, ele é cheio de possibilidades e desafios que devem ser trabalhados diariamente, buscando um aperfeiçoamento constante. Não existe estratégia perfeita, existe estratégia bem planejada. Esses são os pontos principais para se lançar em um novo mercado.
Que dicas daria a um jovem empresário?
Ame o seu trabalho, trabalhe duro, cerque-se de boas pessoas e não pense em dinheiro. O dinheiro sempre será consequência do seu sucesso. Tenha em mente que o seu trabalho irá demandar muitos esforços de você, e isso faz parte, é um bom sinal de que se está no caminho certo para conquistar a sua fatia de mercado. Existe espaço para todos que trabalham com qualidade e conquistam os clientes com suas características únicas.