A Saccaro não é apenas uma fabricante de móveis de alto valor agregado de Caxias do Sul, o que já seria o bastante. É uma grife. Produz peças de design cobiçadas. Mescla conforto, arte e estilo às suas criações, com parcerias de renome.
E não cansa de galgar mercado: a meta é atingir 77 lojas até o final do ano. Apesar do público ainda apático em função de incertezas políticas, a Saccaro pretende fechar 2019 com crescimento de 15%.
O número ficará abaixo do previsto inicialmente, mas será recuperado em 2020, quando o avanço deve chegar à casa de 25%. Investimentos em equipamentos, novas coleções e frentes de vendas impulsionam os bons ventos, salienta o diretor executivo Ivo Carlos Saccaro, 62 anos:
– Temos muitos projetos pela frente – destaca.
O administrador de empresas tem três filhos e cultiva uma pequena horta orgânica em casa como hobby. A seguir, a entrevista concedida ao Pioneiro:
Quais as novidades no horizonte da Saccaro?
Temos muitos planos e novidades para 2019. Entre eles, uma coleção assinada por novos designers e outros já consagrados, parceiros da marca, que deram um novo olhar em nosso catálogo de produtos. Também firmamos uma parceria inédita com o Pedro Andrade, apresentador da GNT/GloboNews, que estrelou a campanha da coleção Indoor, que condiz com a proposta cosmopolita dos produtos.
Como funciona o projeto de franquias?
Nosso negócio está estruturado por meio do sistema de franchising, em que trabalhamos com lojas exclusivas nos mercados de maior potencial e no formato de galerias para as praças menores, há quase 20 anos. Atualmente, seguimos com nosso plano de expansão no Brasil e no Exterior. Abrimos uma nova franquia em Lima, no Peru, onde atuamos por três anos como uma galeria e identificamos um grande potencial de consumo. No Brasil, abrimos uma galeria em Fortaleza, na Desconexo Design, fortalecendo nossa atuação no Nordeste. E agora, em Foz do Iguaçu, uma de nossas galerias, a Gunter Móveis, está virando franquia da Saccaro, dando maior visibilidade à marca na região, que a companhia enxerga com grande potencial.
Quais as premiações estão na mira?
Tivemos a boa notícia de que um dos nossos produtos, o Carro-Bar Vello, assinado pelo talentoso designer Fabricio Roncca, conquistou o A’Design Award na categoria Homeware Design 2018. Ele é considerado o maior prêmio de design do mundo e a cerimônia de entrega ocorreu no dia 29 de junho, na Itália. É um reconhecimento importante para a marca e consolida nossa parceria com profissionais promissores.
Participar de exposições é uma das estratégias?
Uma importante ação que realizamos este ano foi a participação na CasaCor São Paulo, maior vitrine de decoração da América Latina, com profissionais que são referência no segmento: Fernando Piva, Nildo José e Triart Arquitetura. São nomes que agregam muito à nossa marca e possibilitam inúmeros outros projetos. Também estivemos presentes na CasaCor Paraná, com as arquitetas Samara Barbosa, Katleen Luizaga e Tininha Giglio, além do escritório de arquitetura Ohma Design. Também estamos participando da edição de Santa Catarina, e em breve marcaremos presença na mostra do Rio Grande do Sul.
Quais as expectativas de crescimento em 2019?
Para 2019 nossa meta de crescimento é de 15%. Está-vamos trabalhando com um percentual de 20%, mas precisamos recalcular, pois o segundo trimestre foi ruim. Esperamos um segundo semestre bem melhor. Esse percentual está amparado na abertura de novas lojas.
A empresa investe em tecnologia de ponta?
Sim, adquirimos recentemente equipamentos da Itália, num investimento de R$ 2 milhões, que permitirá ampliar a capacidade de produção. Já instalamos os maquinários, que entraram em operação. Com nosso atual espaço físico e equipamentos, poderíamos duplicar nosso faturamento, somente retomando o turno à noite e contratando mais 100 profissionais. Assim que a economia melhorar um pouco, podemos implementar a ideia, pois há uma demanda reprimida. Esperamos que a economia melhore num curto espaço. O investidor ainda está desconfortável e segurando o investimento.
A quantas lojas e franquias chegarão em 2019?
Hoje somamos um total de 70 lojas nos destinos interno e externo (considerando operações exclusivas, franquias e galerias). Pretendemos fechar o ano com a projeção de 77 lojas, algumas em fase de abertura.
Quais as praças internacionais mais cobiçadas?
Nossos maiores mercados de atuação são a América Latina, Estados Unidos e México, onde pretendemos fortalecer ainda mais nossa presença. Estamos sempre avaliando novos destinos e possibilidades através da equipe de exportação.
Há expectativa de ampliar o número de profissionais? Qual a equipe atual?
Atualmente, temos 270 funcionários. No início deste ano fizemos uma ampliação do quadro, com a contratação de 16 novos colaboradores. Também investimos em novas máquinas para o parque fabril, buscando ampliar a capacidade tecnológica da empresa.
Quais os maiores desafios atuais?
Hoje, considero que os maiores desafios estão em variáveis como a insegurança de nossa economia, os entraves burocráticos, etc. É preciso acompanhar atentamente a movimentação da economia para evitar os imprevistos e tentar nos antecipar aos problemas.
Quais as maiores conquistas?
Posso dizer que o reconhecimento da marca no cenário externo é uma importante conquista para a empresa. Nossa presença em mercados maduros, como Estados Unidos e México, por exemplo, demonstra que estamos no caminho certo. O segmento corporativo também é algo que nos motiva a cada dia. Grandes empreendimentos como a rede hoteleira Blue Tree, Radisson, Grupo Salinas, entre outros, são parceiros da marca em seus projetos.
Que conselhos daria a um jovem empresário?
Que mantenha sempre a persistência. Que não desista de empreender. O mercado precisa de novos talentos, ideias inovadoras e protagonismo para seguir em frente sempre.