Ao completar na próxima semana (precisamente no dia 25 de abril) um ano do anúncio do novo nome do Shopping San Pelegrino, rebatizado de Bourbon San Pellegrino, o Grupo Zaffari informa com exclusividade para a coluna o fechamento dos números de 2018.
No ano passado, o complexo de compras viu o faturamento crescer 4,63%, o que representa, em termos de valores, R$ 6,8 milhões acima de 2017. O primeiro piso do complexo (onde situa-se a Lojas Renner) foi o que mais contribuiu, com acréscimo de receita de R$ 3,2 milhões.
Foi o primeiro ano em que o empreendimento esteve sob o comando da rede gaúcha, que oficializou a compra da israelente Gazit Globe em janeiro de 2018. O percentual de avanço é moderado, mas o Zaffari salienta que ficou acima do PIB e do desempenho do comércio caxiense.
Desde que a cadeia varejista assumiu o San Pellegrino, tanto o consumidor quanto os lojistas nutrem expectativas em relação à reformatação no mix de lojas e a estratégias mais agressivas de vendas. Porém, a tática do grupo é agir com cautela:
– Um shopping é como um transatlântico e precisa fazer a manobra de acordo com o tamanho, de forma devagar, não dá para mudar bruscamente – salientou em entrevista à coluna, em setembro de 2018, Claudio Luiz Zaffari, diretor do Grupo Zaffari.
No entanto, mais novidades estão previstas. A coluna obteve a informação de que três contratos para a chegada de novas lojas estão sendo assinados, colocando em suspense os portes das próximas inquilinas, os setores de atuação e se elas ocuparão o espaço ocioso próximo ao café, com a despedida de cinco operações vizinhas. Há carência por uma loja da área de eletroeletrônicos, o que centraliza as apostas do mercado.
Outra remodelação que está prevista e se concretizará em breve é a ampliação da praça de alimentação do shopping, com a criação de mezanino em área hoje aberta. No momento, a obra já “está em orçamento”, antecipa o grupo.
A acompanhar as novidades.