O turismo de negócios potencializa o de lazer, e vice-versa. Essa máxima já foi aprendida e colocada em prática por cidades serranas que apostam em feiras técnicas e eventos voltados ao público final para impulsionar os pequenos negócios e alimentar a engrenagem do turismo.
Caxias do Sul pode se valer mais desse tipo de estratégia. Porém, já perdeu vários eventos e deixou de captar outros que poderiam fortalecer a economia e manter a rede hoteleira ocupada.
Exemplos mesmo que singelos demonstram a preocupação de cidades da região em manter a chama do turismo acesa, diminuindo a sazonalidade típica do setor.
Um deles vem do Festimalha, que abrirá as portas em 1º de maio: sabendo que a realização do festival de malhas em época de frio é um ponto negativo ao público na hora de provar as peças outono-inverno, a Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP) – promotora da feira – tirou da manga um grande diferencial. Está investindo na climatização do Centro de Eventos, garantindo, assim, uma experiência de compra mais confortável, o que pode aquecer ainda mais os negócios aos 66 expositores (47 malharias, 13 pontos gastronômicos e seis estandes de acessórios).
Outro atrativo bem pensado é o estacionamento gratuito, o que atrai famílias para passear no evento, invariavelmente convertendo-se em mais vendas.
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